Vacinas importantes para cães e gatos


Não descuide da saúde do seu cãozinho ou gato, isso porque eles podem transmitir doenças para a sua família também, é de extrema importância que a higiene, alimentação e vacina deles estejam em ordem.

Para os cães é preciso apenas quatro vacinas que são importantes para a vida e saúde deles, são elas:

• Vacina V10: é mais avançada que a V8, a primeira dose deve ser dada por volta dos 45 dias de vida, a segunda nos 90 dias de vida e a terceira com 120 dias. Ela é importante para a proteção de cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite, leptospirose e a parainfluenza;
• Bordetella: é aplicada com 90 dias de vida e previne a tosse infecciosa;
• Giárdia: Indicada também para os 90 dias de vida e previne a infecção com o protozoário causador de uma diarréia muito forte.
• Anti-rábica: a primeira dose pode ser tomada com 120 dias de vida e combate a raiva animal.

Já os gatos precisam de apenas três que são diferentes das dos cachorros, são elas:

• Tríplice felina: precisa de três doses e pode ser aplicada a partir dos 45 dias de idade, protege contra a rinotraqueíte, calicivírus e panleucopenia.
• Clamídia: deve ser dada também aos 45 dias de idade e imuniza o felino contra doenças respiratórias.
• Anti-rábica= sim os gatos também precisam desta vacina que pode ter a sua primeira dose a partir dos 120 dias de idade.

Juntos com as vacinas é preciso que você mantenha a higiene do seu animal em ordem, deixe sempre o local onde ele dorme limpe, a água deve ser trocada diariamente e o seu potinho deve ser lavado com sabão e água.

A ração precisa ser indicada para a sua idade e o seu porte e se possível toda vez que eles forem passear é preciso que você verifique se não há carrapatos nas patinhas e pernas deles, pois estes bichos também podem trazer doenças para os animais, lembrando que o vermífugo e veneno para pulgas e carrapatos devem ser dados com orientação de um veterinário.