Home / Saúde / O que é vaginose bacteriana e como tratar
Descubra o que é a vaginose e saiba como tratar

O que é vaginose bacteriana e como tratar

Descubra o que é a vaginose e saiba como tratarA Vaginose nada mais é do que um corrimento, que pode ser causado pelos mais diversos tipos de bactérias, podendo destas bactérias, serem as que já estão em nosso corpo.

Este excesso de bactérias na região genital feminina, faz com que a proliferação do muco aumente. Este muco é o corrimento, uma forma de mostrar que algo não está correto, além disso, o muco aumenta na tentativa de diminuir a invasão dos microorganismos.

O contato com estas bactérias pode acontecer pelo ato sexual sem uso de preservativos e por duchas higiênicas que não são recomendadas pelo médico. A sua flora genital já possui uma quantidade correta de bactérias que trabalham para o bem estar da sua região, a partir do momento que você faz uma ducha higiênica, você retira estas bactérias, o que deixa mais fácil para a entrada de outras bactérias.

Os principais sintomas da vaginite é um cheiro forte, que pode ser associado ao cheiro de peixe, este cheiro pode ficar exacerbado durante o período de menstruação e durante a relação sexual.

Outros sintomas que podem aparecer é coceira e ardência ao urinar, sintomas que podem ser muito parecidos com os da candidíase. Porém a bactéria que acomete é diferente, e metade das mulheres que possuem vaginose bacteriana não apresentam sintomas.

O diagnóstico é feito através de um exame de papanicolau, onde a partir daí, o médico vai ver qual o tipo de bactéria e assim escolher o melhor medicamento para tratar.

Os medicamentos em sua maioria são antibióticos que podem ser administrados via oral ou aplicados no local como forma de pomada. Se você tem parceiro fixo e tenham feito relações sem uso de preservativo, ele também terá que fazer o tratamento.

Você deverá fazer o tratamento da vaginose até o final, mesmo que já não apresente mais os sintomas, isso porque as bactérias da vaginose podem sim alcançar o útero e as trompas, ocasionando numa infecção mais intensa, que pode causar infertilidade.

Por isso sempre que algo de diferente acontecer em seu corpo, não hesite em procurar um médico para fazer exames, o tratamento precoce poderá evitar muitas complicações.

Veja Também

Fotos e vídeos de treinos da Musa Fitness Roberta Zúñiga

Quer seguir a rotina de Roberta Zúñiga? É preciso conversar bastante com médicos e especialistas para saber se é o ideal para o seu corpo e sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *