Vale à pena estudar no exterior?


Os brasileiros vão estudar no exterior por meio de intercâmbios, que permitem que você conheça uma nova língua, oportunidade de trabalho e experiência única.

Para poder fazer um estudo desta magnitude é preciso que antes você faça um planejamento financeiro, com pelo menos um ano e meio de antecedência, pois estudar no exterior não sai barato, mas vale muito á pena.

Estudar é significa sempre chances á mais, claro que você precisa saber juntamente trabalhar em equipe e saber a prática, de acordo com pesquisas á cada ano adicional de estudos o seu salário aumenta em 15% e quanto maior a sua escolaridade menor será a taxa de desemprego.

Com todos estes dados já podemos perceber porque os estudantes vão cada vez mais para o exterior estudar para poder ter melhores chances aqui no Brasil, aumentando a renda familiar.

Diversas empresas e escolas oferecem bolsas que intermediam todo o processo de intercâmbio, contando com moradia, cursos e até mesmo ajudando na escolha da escola. Para que você possa ir para o exterior é interessante que você tenha um inglês, que existem muitas escolas que oferecem o inglês rápido, ensinando você exatamente o que você precisa, com previsão de término em seis meses.

Então primeiramente escolha um país que tem a língua diretamente ligada no que você já estudou, ou então escolha primeiro o país para que você possa estudar a língua fluente lá. Caso o seu interesse seja a língua inglesa você poderá optar por EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, mas se você prefere o espanhol você poderá optar por Espanha, Cuba, México e Argentina, não se esqueça de antes de se matricular verificar se a escola é credenciada.

Vantagens

Estudar fora tem muitas vantagens, além do que já citamos, que é a fluência em um segundo idioma, você estará conhecendo novos costumes, treinando independência, conhecerá novos métodos de estudos e novas tecnologias. Com o emprego ou o estágio o aluno poderá ter novas chances de emprego e fará novas amizades, podendo ter um currículo mais cobiçado.

Desvantagens

Hoje a maior desvantagem ainda é o investimento, pois lá a pessoa precisa se sustentar, sendo isso difícil mesmo que você viva com uma família e ganhe uma bolsa, estar em outro país é sempre muito difícil. É importante que você mantenha sempre o foco e não deixe de ter contato com a sua família para que você possa levar os estudos até o fim. A adaptação quanto ao clima e aos costumes de lá também é bastante difícil.

Então pense bastante antes de fazer a escolha e pesquise, converse com outras pessoas que já fizeram, para que você possa ir com segurança.