Vida e obra de Tarsila do Amaral

23


Tarsila do Amaral auto retrato.
Obras mais importantes de Tarsila do Amaral.

Tarsila do Amaral é considerada uma das mais importantes pintoras e desenhistas brasileiras do movimento modernista, tendo nascido na cidade de Capivari no interior do estado de São Paulo.

Quando adolescente Tarsila do Amaral estudou em um colégio na capital, onde foi complementá-los em uma escola de Barcelona na Espanha. Pois desde jovem mostrava o interesse pelas artes plásticas e logo aos 16 anos pintou o seu primeiro quadro que foi intitulado de Sagrado Coração de Jesus.

No ano de 1906 quando chegou à Europa se casou pela primeira vez com o médico André Teixeira Pinto com quem teve uma única filha Dulce, que nasceu no mesmo ano do casamento. Como o matrimônio não deu certo, Tarsila do Amaral continuou a estudar e pintar.

Tarsila do Amaral – carreira

Aos 31 anos de idade em 1917 começou a aprender algumas técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges que era professor, mais tarde teve a oportunidade de estudar com o alemão George Fischer Elpons.

Cerca de três anos mais tarde Tarsila foi estudar na Academia Julian uma escola de artes plásticas particular em Paris, aonde chegou a participar do Salão Oficial dos Artistas da França exibindo em suas obras as técnicas do cubismo.

Quando Tarsila do Amaral voltou ao Brasil formou o “Grupo dos Cinco” com Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Anita Malfatti e Menotti Del Picchia se tornando um dos mais importantes grupos da Semana de Arte Moderna de 1922, onde cerca de um ano depois voltou para a Europa mantendo o contato com diversos artistas e escritores do movimento modernista da época.

Entre as décadas de 1920 e 1930, Tarsila do Amaral pintou as obras de maior importância as quais fizeram um grande sucesso no mundo das artes, dentre elas podemos citar duas: Abaporu em 1928 e Operários em 1933, consideradas uma das obras mais importantes da carreira.

A pintora Tarsila do Amaral morreu na cidade de São Paulo em janeiro de 1973, mas deixou lindas recordações e quadros maravilhosos que hoje são muito estimados pelos admiradores da arte moderna.

Principais obras de Tarsila do Amaral

Abaixo seguem alguns dos nomes das principais obras feitas por Tarsila do Amaral.

– Autorretrato.
– Retrato de Oswald de Andrade.
– Estudo (Nú).
– Natureza-morta com relógios.
– O Modelo.
– Caipirinha.
– Rio de Janeiro.
– A Feira I.
– São Paulo – Gazo.
– Carnaval em Madureira.
– Antropofagia.
– A Cuca.
– Pátio com Coração de Jesus.
– Chapéu Azul.
– Auto-retrato.
– O Pescador.
– Romance.
– Palmeiras.
– Manteau Rouge.

Fotos de algumas obras de Tarsila do Amaral



Deixe uma resposta