Você sabe por que os piratas usavam tapa-olhos?


Você já assistiu com certeza à algum filme de piratas, não é mesmo? Piratas do Caribe, A Ilha da Garganta Cortada, e muitos outros. E com isso, é facilmente de se ver que eles usavam constantemente tapa-olhos.

Mas você sabe o verdadeiro motivo para os piratas usarem tapa-olhos? Pra mim e pra maioria das pessoas, acredito eu, é que pensava-se que estes possuíam um ferimento no olho ou até mesmo a falta dele, mas, estávamos enganados!

De acordo com o site Mental Foss, o principal motivo do uso do tapa-olho dos piratas era justamente para melhorar a visão dos mesmos, mais precisamente, na mudança de um ambiente claro para um escuro, ou seja, da parte de fora para dentro do navio.

piratas tapa olhos

O uso do tapa-olhos dos piratas!

O médico Jim Sheedy, é especialista em visão e é também o diretos do Instituto de Desempenho da Visual, da Pacific University, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.

Segundo o médico, ele explicou que nossos olhos se adaptam de maneira incrivelmente rápida, quando ocorre a mudança de um ambiente escuro para um claro, porém, este processo demora até 25 minutos se for ao contrário.

Com isso, Jim explica que como os piratas mudavam constantemente de ambiente, indo de fora – um lugar claro e com luz direta do sol – para dentro do navio – um local que na maioria das vezes era totalmente escuro – o tapa olhos servia para manter um dos olhos prontos para esta mudança.

Ou seja, quando um dos piratas precisavam entrar dentro do navio, bastava trocar o tapa-olhos de um olho para o outro e pronto, o mesmo já conseguiria enxergar melhor com o olho que estava tampado.

Pois bem, se isso realmente é a explicação concreta nunca saberemos, afinal, não existem mais piratas para nos contar as histórias, mas contudo, não custa testar você mesmo e ver se dá certo né?